PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 8: Preciso escolher, mas tenho medo de errar



Quando o adolescente se depara com a necessidade de escolher uma carreira, há muita dúvida, insegurança, ansiedade e o inevitável medo de errar.

 Há uma fantasia na cabeça de muitos jovens de que existe uma carreira certa para cada pessoa e que ao descobri-la, tudo estará resolvido.

 Por isso há tanta preocupação. O jovem frequentemente se coloca como se estivesse entre duas estradas, uma leva ao sucesso e outra ao fracasso. Uma carreira certa satisfaria todas as suas necessidades financeiras e traria realização pessoal. Já a carreira errada o faria perder muito tempo de sua vida, o deixaria infeliz e talvez nunca mais conseguisse retornar ao caminho profissional “correto” que deveria ter seguido.

Entretanto, a realidade não se apresenta assim...


Decidir o seu futuro profissional não é simplesmente descobrir “aquilo que nasci para fazer” e depois esperar que todo o seu talento venha naturalmente. Do mesmo modo que, se em certo ponto, achar que está em uma área que não se identifica, é possível mudar sem significar um grande retrocesso.

O importante é sempre pesquisar e fazer uma escolha consciente. Se você acha que quer seguir uma carreira mais artística, pode fazer atividades de desenho, de música. Se você gosta de áreas mais científicas, pode fazer experimentos. Se você gosta de áreas sociais, pode fazer trabalho voluntário.

Procure palestras, converse com pessoas que trabalham na área que você tem interesse. Eles poderão mostrar o melhor lado da profissão e também os pontos negativos.

E depois de juntar toda esta informação, você ainda tem que se questionar: será que tudo isso tem a ver comigo?

Volto no mesmo ponto. Não há uma escolha perfeita para cada pessoa. Mesmo após encontrar a área com a qual mais se tem afinidade, muito trabalho ainda tem que ser feito para se desenvolver como um profissional bem sucedido. Mas se você estiver certo dos motivos e razões que o guiaram até lá, com certeza o trabalho será gratificante!

 

 

Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.

 

terça-feira, 29 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 7: Quem pode auxiliar na escolha profissional?



                                                                                  
Essa é uma pergunta que invade a mente de pais e estudantes, constantemente, quando se trata de auxiliar na escolha do caminho a percorrer para o desenvolvimento profissional no final do ensino médio.

Percebemos que muitas vezes os estudantes têm muitas duvidas sobre que carreira escolher e sentem-se num beco sem saída. Muitos podem ficar paralisados, o que pode, inclusive, interferir na sequencia dos estudos da preparação para o vestibular. O estudante fica numa encruzilhada, todavia, não precisaria ser assim.

A recomendação é que a escolha profissional seja um processo que se inicia muito antes de um terceiro ano do ensino médio.  Dito isso, atualmente é possível encontrar profissionais especializados em diferentes áreas e serviços que se disponibilizam a ajudar os vestibulandos.

Clinicas de Psicologia, Centros de Orientação em Universidades, Profissionais Liberais (ligados a área de psicologia, pedagogia, coachs...) e Associações vinculadas ao governo são algumas das fontes em que podem ser recorridas para o auxilio na escolha profissional.

Geralmente são apresentadas propostas de trabalho em grupo e individuais que incluem entrevistas, dinâmicas, aplicação de testes, atividades escritas e práticas, visitas a profissionais e feiras de profissões presentes no mercado. De modo geral esse trabalho é apresentado com encontros semanais e que podem variar de 5 a 15 sessões, de uma a duas horas.

Atividades de reflexão para elaboração e construção dessa escolha é o objetivo deste tipo de trabalho, que pode ser iniciado, como disse antes do final do ensino médio e com a presença de familiares e amigos, dependendo de cada caso.

 A orientação profissional pode ser feita também de forma presencial ou mesmo via web, facilitando o entrosamento com vestibulandos que estão presentes em varias partes do Brasil.

É importante frisar que, em geral, o que o estudante vai receber é um parecer mais claro sobre seus interesses e habilidades e uma visão mais ampla sobre as opções de cursos no mercado, e que lhe estimularão a tirar suas próprias duvidas e chegar a conclusão do curso a ser escolhido. É necessário esclarecer que ao final do trabalho o estudante não receberá um veredicto final do curso a ser seguido, mas como disse, lhe favorecerá a ampliar o campo de possibilidades, o que lhe permitirá uma escolha mais adequada a suas próprias características.  Algumas indicações são esperadas que sejam oferecidas, o que permite ao estudante ter um estimulo para a escolha do caminho a ser seguido.

Sendo assim entendemos que estar disponível para escolher e rever suas escolhas pode e é uma das atitudes que tem auxiliado muitos a continuar no caminho em busca da satisfação pessoal.

E você?

Já tem claro em que área você vai empregar parte do seu tempo?

 Para começar: você sabe quais são suas habilidades? No que você se destaca?

Essas são perguntas que permeiam os trabalhos de orientação profissional e acreditem, tendem a nos acompanhar no resto de nossas carreiras.

Uma frase dita por um pai certa vez, fez muito sentido para mim: você vai iniciar um carreira em determinada área e não necessariamente terminar nela.

Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.

 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 6: Uma decisão complexa – Escolher uma profissão




Se alguém ainda pensa que escolher uma profissão é algo simples, está muito enganado. É uma decisão muito complexa, pois é fruto de vários aspectos que o jovem deve elaborar, ao longo de sua vida, do nascimento até o final da adolescência.

Durante a nossa vida, passamos por várias experiências, passagens importantes, todas elas trazendo emoções, conflitos, culpas, medos, ganhos e perdas. Os sentimentos presentes em todos esses momentos são ambivalentes, ou seja, trazem sempre o amor e o ódio, o querer e o não-querer, juntos.

De tudo que vamos vivendo, vamos retirando imagens, conceitos e conclusões, através de nossa forma muito própria e particular de enxergar as coisas. Portanto, elaborar essas experiências implica na capacidade de lidar com tudo isso, de forma a poder tolerar as contradições, as angústias, suportar as perdas e renúncias inevitáveis, e principalmente, na crença de que é possível reparar os possíveis danos ou frustrações que certamente ocorreram nesse percurso da vida.

Podemos usar a palavra luto, para falar desse processo de extrair de nossas experiências, as dores, e os prazeres, os ganhos e as perdas que elas nos proporcionaram.


Vou me deter um pouco mais, em alguns desses lutos, especialmente referentes aqui, à questão da escolha profissional:

Cai o mito infantil de que basta imaginar uma profissão e ela acontece, magicamente. O Confronto com a realidade mostra que para sustentar-se, o jovem precisa de dinheiro, e que para obtê-lo precisa trabalhar.

Outro luto se refere aos pais e à sua passagem de pais de criança para pais de adolescente. Isso significa encara-los de uma forma mais humana, com seus limites, falhas e contradições, inclusive no que se refere à postura profissional que adotaram em suas vidas. Ou os pais se tornam modelos de identificação, ou o jovem poderá busca-los em outras pessoas.

O luto pelo corpo infantil e idealizado perdido, é também importante considerando que muitas profissões podem ser escolhidas ou abandonadas, conforme haja maior ou menos conflito em relação a isso. Um exemplo disso está no jovem que sempre quis ser pianista, e ao crescer, se dá conta de que tem mãos pequenas.

Uma decisão complexa – Escolher uma profissão - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTE


Uma decisão complexa – Escolher uma profissão - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTE Escolher a profissão significa deixas as outras possibilidades. Não é possível fazer tudo e decidir implica num ganho, porém numa renúncia, também. Esse é um outro luto. Um outro aspecto se refere à história de escolhas e decisões que o jovem vem empreendendo, durante sua vida. Ou seja, uma criança que obteve dos pais, uma relativa independência para escolher em relação às suas coisas, certamente terá mais chances de assumir essa tarefa, agora mais importante, de decidir sobre sua profissão.

Esses são apenas alguns pontos, pois o processo é muito rico e envolve muitas coisas a serem consideradas. Está claro nesse artigo, que não me detive a respeito do mercado de trabalho e das condições atuais de vida, e que mereceriam um destaque em outro momento.

Mais importante, então, do que escolher logo uma profissão é, antes de tudo, poder pensar. Sim, pensar. Deixar os pensamentos fluírem, os sentimentos aflorarem, pois a expansão, a abertura da mente, é que trarão possibilidades de uma aproximação maior consigo mesmo. Digo isso, pois grande parte das dificuldades de muitos jovens, está, justamente no movimento de pensar, já que isso significa entrar em contato com sua própria vida, como num processo de revisão. Acaba acontecendo uma certa imobilidade, uma rigidez que ao meu ver são problemas maiores do que a tarefa de escolher melhor a profissão.

Reconciliar-se com a sua própria história, é, portanto, fundamental e indispensável em qualquer processo de escolha, inclusive a profissional.

Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.




 

domingo, 27 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 5: Dúvidas e inseguranças na escolha da profissão

 
 



Tudo bem, escolher uma profissão é trabalhoso e, às vezes até sofrido. Esse é naturalmente um momento carregado de dúvidas e inseguranças. Mas pense de outro modo: escolher uma profissão universitária é, na verdade, um privilégio. Segundo levantamentos do IBGE, apenas 12% da população adulta brasileira tem acesso à universidade.

É hora, então, de abraçar essa oportunidade e encarar a parada. Afinal, se você não se envolver com o processo de escolha , vai acabar delegando a tarefa a alguém. E colocar o futuro nas mãos de outros pode ser uma grande roubada.

Você sabia que, numa pesquisa feita recentemente, 75% dos brasileiros disseram desejar mudar de profissão? Isso demonstra que decidir por esta ou aquela carreira não é uma decisão simples de ser tomada. Esse é, na verdade, um processo complexo, que envolve boa dose de informações sobre: as carreiras existentes, o mercado de trabalhado, a situação do mundo, você mesmo.

Sem isso, você pode acabar gastando tempo e dinheiro e colher apenas frustrações e desilusão. Portanto, nada de prestar vestibular apenas por prestar nem optar por aquela área que dá status ou pela carreira que está na moda. Não vale a pena, também, seguir a profissão do sonho de seus pais, se esse não for seu ideal pessoal.

Dúvidas e inseguranças na escolha da profissão  - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTE




Dúvidas e inseguranças na escolha da profissão  - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTEMitos sobre o mundo do trabalho
O Joio e o Trigo


É comum ouvir um monte de mitos e crenças sobre cada uma das profissões “Medicina é uma área maravilhosa”... “É besteira fazer Psicologia”, “É muito difícil encontrar emprego em jornalismo”, “ Direito Internacional ainda vai abrir muitas oportunidades”... É claro que todos têm o direito de emitir opiniões – pais, professores e amigos. Aprenda a ouvi-los, também, a filtrar o que ouve.

Separe o joio do trigo:

1. Verifique se a opinião vem de alguém que tenha informações atualizadas do mundo profissional, do mercado de trabalho e do dia a dia da profissão.

 2. Ouça várias pessoas. Cada profissional tem uma experiência e, portanto, uma opinião própria.

 3. Busque outras fontes de informação: guias, sites da Internet, jornais e revistas.

 4. Visite faculdades e universidades que ofereçam os cursos pelos quais você se interessa. Não se acanhe e tente assistir uma aula.

 5. Visite também o ambiente de trabalho do profissional em que você sonha se transformar. Conhecer uma fábrica, um escritório de advocacia ou uma redação de jornal pode lhe dar dicas preciosas para sua tomada de decisão.

 6. Não se iluda com profissões mais fáceis ou mais difíceis. O sucesso profissional depende sempre da capacidade, suor, sendo de oportunidade e bom preparo, entre outros fatores.


Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.


 

sábado, 26 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 4: Aspectos a se pensar!

 
 




Provavelmente você já ouviu falar que a melhor coisa é escolher a profissão pelos seus interesses ou seus pais disseram que você vai se dar bem em determinada profissão, pois em aptidão para ela, ou ainda, que a sua personalidade é perfeita para aquela profissão. Mas o que significa aptidão, interesse ou personalidade? Vejamos a seguir.

Aptidões

Aptidão é uma combinação de habilidade inatas e adquiridas que demonstra algo que você faz bem, atividades com as quais possui intimidade e habilidade, não necessariamente aquilo que lhe agrada ou interessa, mas o que você tem facilidade de fazer. Um exemplo é uma pessoa que toca música facilmente ou outra que faz amigos e se relaciona sem nenhuma dificuldade.

As aptidões dizem respeito à capacidade do indivíduo para realizar alguma coisa, a sua capacidade de aprender algo. Atualmente podemos trocar o nome aptidão por potencialidade. Competência “são capacidades já desenvolvidas a partir de aptidões ou potencialidades”.

Exemplo: um jovem que tem aptidão e potencialidade para ser surfista depois que aprende a surfar será considerado competente nessa atividade.

Interesses

É o conjunto de características pessoais que se manifestam através dos desejos, preferências, gostos e que dizem respeito às necessidades individuais. São os interesses que se manifestam quando o indivíduo se dirige para um objeto, atividade, ocupação ou diversão.

Ninguém conhece tão bem seus interesses quanto você mesmo. Você pode avalia-los verificando que atividades lhe dão prazer, com que frequência você se empenha em determinados afazeres, que matérias você gosta de estudar, como você prefere utilizar suas horas vagas e quais são seus “hobbies”.

Hora da escolha: Aptidão, interesse e personalidade - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTE


Hora da escolha: Aptidão, interesse e personalidade - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTE Personalidade

É o conjunto de traços, crenças, atitudes e valores que se integram em uma configuração característica de cada indivíduo. Características pessoais de caráter e temperamento que são relativamente estáveis ao longo da vida.

Nossa personalidade se revela constantemente em nosso modo de ser, em nosso modo de agir e reagir diante das coisas, das pessoas, das situações. Nossa aparência pessoal, nosso modo de conversar, os temas que escolhemos, nosso modo de entrar em um ambiente estranho, tudo isso reflete aquilo que somos.


Orientação Vocacional
 
Uma excelente orientação vocacional garante uma escolha sustentável e satisfatória. A Clínica de Psicologia oferece a melhor orientação vocacional do mercado, confira.


Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.



 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 3: Por que fazer é importante?





Atualmente, com as constantes mudanças no mercado de trabalho, devido a complexidade e diversificações das funções, as pessoas precisam, cada vez mais, desenvolver habilidades e aptidões para atenderem aos seus próprios interesses e estarem atualizados frente à demanda profissional.

A velocidade com que as informações percorrem o mundo, influencia as pessoas a terem atitudes imediatistas. É necessário ter flexibilidade e tranquilidade ao articular seu conhecimento e experiências para adaptar-se a uma nova realidade.

Nos dias de hoje, ter apenas uma formação não basta, é necessário ampliar os conhecimentos teóricos e práticos para enfrentar os desafios e a crescente competitividade no mercado profissional. A seleção se torna mais rigorosa em busca de habilidades específicas.

Criar, inovar e transformar o pensamento em ação é o lema que deverá estar presente no novo milênio. A Orientação Vocacional, vem buscando diversas estratégias, para melhor adaptar-se a essa nova realidade. É um atendimento voltado para orientação e informação, que envolve a escolha profissional.

É indicado para adolescente e também para adultos que estejam em conflitos com a sua escolha profissional, podendo ou não estar relacionado com as constantes modificações do mercado de trabalho.

 

Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.






quinta-feira, 24 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 2: Como Funciona?

    Qual a sua vocação?

     



     
     
     
    Engenharia, Publicidade, Direito ou Medicina? Para uma escolha que terá reflexos por toda uma vida, é necessário que se tenha segurança, convicção e serenidade. A escolha profissional realizada sem embasamento pode acarretar problemas como frustração, infelicidade, desânimo e stress.

    Para evitar que isso aconteça, a Clinica de Psicologia oferece a Orientação Vocacional, um projeto que prepara o jovem para que ele tenha condições de escolher sua profissão de forma assertiva e consciente por meio do mapeamento de seus perfis cognitivo, emocional e profissional.

    Muito mais do que um simples teste vocacional, a Orientação Vocacional é um exercício de autodescoberta, pois o autoconhecimento é a base onde construímos nosso projeto de vida.

    Formato:

     
* Carga horária: média de 10 a 12 encontros com duração de 1 hora cada; * Horários: De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas;
* Orientação individual ou em pequenos grupos.

Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.




quarta-feira, 23 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 1: O que é?

Olá Pessoal!



O mês de abril já está no finalzinho e cada vez mais aproxima a data dos vestibulares, cursos e afins e aí vem a questão: O que vou fazer??? Qual curso escolher???

A finalidade da Orientação Vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e informar o examinando suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades. Revela também, tendências e habilidades em área ou campos de trabalho. O objetivo da Orientação Vocacional é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do examinando. A Orientação Vocacional pode proporcionar ao examinando uma forma de resolver o “dilema” diante desse momento de decisão.

O processo de avaliação é feito através de entrevista, questionários de interesse, testes projetivos, testes de personalidade e teste intelectual.

 O papel do psicólogo (orientador vocacional) é:

- ajudar o examinando a pensar sobre sua própria realidade;

- analisar os possíveis aparecimentos de conflito diante da tomada de decisões em relação ao seu presente e ao seu futuro profissional.

O adolescente pode apresentar dificuldades, tais como: mudanças de comportamentos, atitudes agressivas, impulsivas ou de irritabilidade, aumentando a ansiedade na tomada de uma decisão.

Angústia e medo frente ao futuro leva-o, principalmente, a sentir-se inseguro e perdido, é comum esses sintomas aparecerem nesse período de definição.

A decisão é uma escolha pessoal. Cabe ao orientador acompanhar o orientando em suas reflexões, auxiliando-o a definir de maneira mais lúcida e segura sua escolha para que seja integrada, harmoniosa e feliz consigo mesma.

Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.






quarta-feira, 2 de abril de 2014

E começamos o mês de Abril

Abril é um mês bem sugestivo... para abir novas ideias... novas oportunidades... abrir a mente, o coração, os olhos... se abrir para uma nova estrada, uma nova direção, um novo começo, uma nova escolha.... ahhhhh... Bem vindo Abril!!!
 
E para nos inspirar, esse mês teremos novidades no Blog... um mês inteirinho para se dedicar a novas ideias!
 
E nada mais importante do que saber escolher bem!!! Então, iremos falar sobre a orientação profissional...
 
Bem vindos ao nosso mês... abram-se para O NOVO!