PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 1: O que é?

Olá Pessoal!



O mês de abril já está no finalzinho e cada vez mais aproxima a data dos vestibulares, cursos e afins e aí vem a questão: O que vou fazer??? Qual curso escolher???

A finalidade da Orientação Vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e informar o examinando suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades. Revela também, tendências e habilidades em área ou campos de trabalho. O objetivo da Orientação Vocacional é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do examinando. A Orientação Vocacional pode proporcionar ao examinando uma forma de resolver o “dilema” diante desse momento de decisão.

O processo de avaliação é feito através de entrevista, questionários de interesse, testes projetivos, testes de personalidade e teste intelectual.

 O papel do psicólogo (orientador vocacional) é:

- ajudar o examinando a pensar sobre sua própria realidade;

- analisar os possíveis aparecimentos de conflito diante da tomada de decisões em relação ao seu presente e ao seu futuro profissional.

O adolescente pode apresentar dificuldades, tais como: mudanças de comportamentos, atitudes agressivas, impulsivas ou de irritabilidade, aumentando a ansiedade na tomada de uma decisão.

Angústia e medo frente ao futuro leva-o, principalmente, a sentir-se inseguro e perdido, é comum esses sintomas aparecerem nesse período de definição.

A decisão é uma escolha pessoal. Cabe ao orientador acompanhar o orientando em suas reflexões, auxiliando-o a definir de maneira mais lúcida e segura sua escolha para que seja integrada, harmoniosa e feliz consigo mesma.

Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail para que possamos nos contactar.

Abraços,
Ada Melo - Psicóloga
ada_psique@yahoo.com.br