PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 6: Uma decisão complexa – Escolher uma profissão




Se alguém ainda pensa que escolher uma profissão é algo simples, está muito enganado. É uma decisão muito complexa, pois é fruto de vários aspectos que o jovem deve elaborar, ao longo de sua vida, do nascimento até o final da adolescência.

Durante a nossa vida, passamos por várias experiências, passagens importantes, todas elas trazendo emoções, conflitos, culpas, medos, ganhos e perdas. Os sentimentos presentes em todos esses momentos são ambivalentes, ou seja, trazem sempre o amor e o ódio, o querer e o não-querer, juntos.

De tudo que vamos vivendo, vamos retirando imagens, conceitos e conclusões, através de nossa forma muito própria e particular de enxergar as coisas. Portanto, elaborar essas experiências implica na capacidade de lidar com tudo isso, de forma a poder tolerar as contradições, as angústias, suportar as perdas e renúncias inevitáveis, e principalmente, na crença de que é possível reparar os possíveis danos ou frustrações que certamente ocorreram nesse percurso da vida.

Podemos usar a palavra luto, para falar desse processo de extrair de nossas experiências, as dores, e os prazeres, os ganhos e as perdas que elas nos proporcionaram.


Vou me deter um pouco mais, em alguns desses lutos, especialmente referentes aqui, à questão da escolha profissional:

Cai o mito infantil de que basta imaginar uma profissão e ela acontece, magicamente. O Confronto com a realidade mostra que para sustentar-se, o jovem precisa de dinheiro, e que para obtê-lo precisa trabalhar.

Outro luto se refere aos pais e à sua passagem de pais de criança para pais de adolescente. Isso significa encara-los de uma forma mais humana, com seus limites, falhas e contradições, inclusive no que se refere à postura profissional que adotaram em suas vidas. Ou os pais se tornam modelos de identificação, ou o jovem poderá busca-los em outras pessoas.

O luto pelo corpo infantil e idealizado perdido, é também importante considerando que muitas profissões podem ser escolhidas ou abandonadas, conforme haja maior ou menos conflito em relação a isso. Um exemplo disso está no jovem que sempre quis ser pianista, e ao crescer, se dá conta de que tem mãos pequenas.

Uma decisão complexa – Escolher uma profissão - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTE


Uma decisão complexa – Escolher uma profissão - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTE Escolher a profissão significa deixas as outras possibilidades. Não é possível fazer tudo e decidir implica num ganho, porém numa renúncia, também. Esse é um outro luto. Um outro aspecto se refere à história de escolhas e decisões que o jovem vem empreendendo, durante sua vida. Ou seja, uma criança que obteve dos pais, uma relativa independência para escolher em relação às suas coisas, certamente terá mais chances de assumir essa tarefa, agora mais importante, de decidir sobre sua profissão.

Esses são apenas alguns pontos, pois o processo é muito rico e envolve muitas coisas a serem consideradas. Está claro nesse artigo, que não me detive a respeito do mercado de trabalho e das condições atuais de vida, e que mereceriam um destaque em outro momento.

Mais importante, então, do que escolher logo uma profissão é, antes de tudo, poder pensar. Sim, pensar. Deixar os pensamentos fluírem, os sentimentos aflorarem, pois a expansão, a abertura da mente, é que trarão possibilidades de uma aproximação maior consigo mesmo. Digo isso, pois grande parte das dificuldades de muitos jovens, está, justamente no movimento de pensar, já que isso significa entrar em contato com sua própria vida, como num processo de revisão. Acaba acontecendo uma certa imobilidade, uma rigidez que ao meu ver são problemas maiores do que a tarefa de escolher melhor a profissão.

Reconciliar-se com a sua própria história, é, portanto, fundamental e indispensável em qualquer processo de escolha, inclusive a profissional.

Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail para que possamos nos contactar.

Abraços,
Ada Melo - Psicóloga
ada_psique@yahoo.com.br