PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Orientação Vocacional - Parte 8: Preciso escolher, mas tenho medo de errar



Quando o adolescente se depara com a necessidade de escolher uma carreira, há muita dúvida, insegurança, ansiedade e o inevitável medo de errar.

 Há uma fantasia na cabeça de muitos jovens de que existe uma carreira certa para cada pessoa e que ao descobri-la, tudo estará resolvido.

 Por isso há tanta preocupação. O jovem frequentemente se coloca como se estivesse entre duas estradas, uma leva ao sucesso e outra ao fracasso. Uma carreira certa satisfaria todas as suas necessidades financeiras e traria realização pessoal. Já a carreira errada o faria perder muito tempo de sua vida, o deixaria infeliz e talvez nunca mais conseguisse retornar ao caminho profissional “correto” que deveria ter seguido.

Entretanto, a realidade não se apresenta assim...


Decidir o seu futuro profissional não é simplesmente descobrir “aquilo que nasci para fazer” e depois esperar que todo o seu talento venha naturalmente. Do mesmo modo que, se em certo ponto, achar que está em uma área que não se identifica, é possível mudar sem significar um grande retrocesso.

O importante é sempre pesquisar e fazer uma escolha consciente. Se você acha que quer seguir uma carreira mais artística, pode fazer atividades de desenho, de música. Se você gosta de áreas mais científicas, pode fazer experimentos. Se você gosta de áreas sociais, pode fazer trabalho voluntário.

Procure palestras, converse com pessoas que trabalham na área que você tem interesse. Eles poderão mostrar o melhor lado da profissão e também os pontos negativos.

E depois de juntar toda esta informação, você ainda tem que se questionar: será que tudo isso tem a ver comigo?

Volto no mesmo ponto. Não há uma escolha perfeita para cada pessoa. Mesmo após encontrar a área com a qual mais se tem afinidade, muito trabalho ainda tem que ser feito para se desenvolver como um profissional bem sucedido. Mas se você estiver certo dos motivos e razões que o guiaram até lá, com certeza o trabalho será gratificante!

 

 

Entre em contato e agende uma entrevista sem compromisso e entenda mais sobre como funciona a Orientação Vocacional e aproveite as condições especiais do mês de ABRIL/2014.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail para que possamos nos contactar.

Abraços,
Ada Melo - Psicóloga
ada_psique@yahoo.com.br