PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Os adolescentes e seus diários




Outro dia me peguei pensando se os diários ainda existem nesse mundo de tanta tecnologia e conectividade, será que os adolescentes ainda escrevem secretamente suas angustias? E se ainda existem, porque escrever um diário???
 
O diário, para alguns jovens, é organizador de uma vida psíquica e emocional, substituindo o interlocutor real e, para os jovens que têm dificuldades em partilhar emoções, tem uma função descompressora da ansiedade.
 
Hoje em dia, já existem até formas de escrever um diário online, fazendo-se uso dos blogs, blogspot, wordpress, etc. O avanço tecnológico e a difusão da internet possibilitaram que muitos adolescentes começassem a escrever seus diários na rede, passando assim das páginas íntimas as on-line, que podem ser acessadas livremente. Nesse espaço virtual, os jovens escrevem seu perfil, poemas, pensamentos, letras de músicas, fazem protestos, colocam fotos e interagem com os leitores, que deixam seus comentários nos blogs.
 
Essa forma de escrita online permite a livre expressão, releitura fácil e edição, além de facilitar a comunicação com outras pessoas. Consequentemente, alguns processos psicológicos importantes, como a reflexão pessoal e projeções interpessoais são comuns e produzem diversas emoções e comportamentos.
 
Uma pesquisa publicada na revista Pesquisas e Práticas Sociais, no primeiro semestre de 2010, investigou os motivos que os adolescentes elegem para a escrita em blogs, e identificou três motivos principais: o interesse em escrever sobre si, a busca por fazer amizades e conhecer pessoas (adolescentes) e o interesse em falar sobre a adolescência.
 
Ao confiarem as suas ansiedades e pensamentos mais secretos ao diário, as jovens iniciam uma aventura solitária: o confronto com as suas inquietações. Este amigo fiel é um cúmplice a quem adolescentes podem confiar, sem receio, todos os seus segredos, pois o diário tem um valor transitivo para a autonomia e ensaio da vida de adulto.
 
A adolescência é conhecida como o período da busca do autoconhecimento, da resposta à pergunta ‘quem sou eu?’, de expansão da autoconsciência. É também um período de extremas mudanças tanto físicas como psicossociais. O blog ou o diário pessoal, já que sabemos que têm conteúdo confessional, contribuem para esse alinhamento.
 
Ao escrever suas histórias, o adolescente vai construindo e internalizando seu jeito de ser de maneira mais organizada. Ao registarem os seus segredos e as suas paixões é como se as tornassem menos assustadoras e se livrassem de uma carga emocional excessiva para a sua ainda frágil personalidade.
 
Os diários são próprios da adolescência, contudo há adultos que mantêm o gosto por escrevê-los. Pessoas com dificuldades de comunicação ou com pouca confiança nos outros preferem manter os seus segredos na intimidade do papel.
 
No entanto, para adolescentes e adultos, os diários têm sempre uma função de organizador psíquico e de desconstrução de conflitos. São muitas vezes um bom meio de descarga de ansiedade.
 
Pesquisas já mostraram que escrever um diário pessoal é um meio terapêutico valioso para aliviar o sofrimento emocional e promover o bem-estar, e que o diário escrito durante adolescência ajuda a lidar com os desafios de desenvolvimento dessa fase da vida que as vezes é tão complexo.
 
Ah sim, diários ainda existem!!! Não com cadiadinhos e escondidos nos mais variados lugares, mas, por mais tecnológicos que sejam o conteúdo e objetivo ainda são os mesmos: desvendar e compartilhar a adolescência!
 
 
 
 
*Ada Melo é psicóloga formada pela PUC Minas, em 2010 e especialista em MBA pela UNA, em 2012. Atua nas áreas clínica e organizacional pela abordagem psicanalítica. É colunista da Rede Psicoterapias, onde escreve às terças sobre infância e adolescência.
 
 
Contato: ada_psique@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail para que possamos nos contactar.

Abraços,
Ada Melo - Psicóloga
ada_psique@yahoo.com.br