PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

O que eu vou ser quando crescer?






Uma pergunta difícil de responder por um adolescente.

Talvez você não saiba exatamente o que vai ser até porque existem muitas coisas para serem descobertas nessa caminhada à vida adulta. Mas precisamos saber que rumo nossa vida vai levar.






Por que me perguntam tanto,

o que eu vou ser quando crescer?
O que eles pensam de mim
é o que eu queria saber!

Gente grande é engraçada!
O que eles querem dizer?
 Pensam que eu não sou nada?
Só vou ser quando crescer?

Que me venham com essa,
pra não perder o latim.
Eu sou um monte de coisas
e tenho orgulho de mim!

Essa pergunta de adulto
é a mais chata que há!
Por que só quando crescer?
Não vou esperar até lá?

Eu vou ser quem eu já sou
neste momento presente!
Vou continuar sendo eu!
Vou continuar sendo gente!




Vamos imaginar:

Vou pedir para você montar um quebra-cabeça com 1000 peças. Você primeiramente vai espalhar todas elas em uma mesa grande e ir virando as peças para cima. A seguir você pega a caixa para ver a figura e saber exatamente que desafio o aguarda e ao olhar percebe que não há nenhuma figura. Então você se pergunta se é possível montar esse quebra-cabeça sem saber exatamente com o que ele se parece. Fica bem difícil, não é mesmo?

Agora imagine sua vida e “suas 1000 peças”. Com um objetivo em mente, você visualiza o rumo que quer dar a ela, por exemplo, ou  o que você deseja conquistar daqui um ano? Com esse tipo de visão fica mais fácil montar o quebra-cabeça da sua vida.

O que fazer para desvendar meu futuro?

Nossa vida é semelhante a uma plantação. O que você plantar você vai colher. O que você quer colher na sua vida? Se não sabe é bom começar a dar um rumo a ela e não empurrá-la com a barriga.

O tempo da adolescência é um tempo de investimento no futuro

Nesta fase você começa a desenvolver seus talentos e  deve estar atendo para detectar as coisas que você gosta de fazer e as que tem mais habilidade. Todos nós temos talentos e precisamos descobri-los.

Outra coisa muito importante é que precisamos ter objetivos, alvos.

O atleta em uma corrida sabe onde fica o ponto de partida e chegada. Ele não fica correndo por aí esperando um dia cruzar uma linha de chegada sem ao menos saber onde fica.

Assim também somos nós. Não podemos ficar correndo perdidos por aí devemos ter consciência do que queremos para nossas vidas.

É claro que muitas novidades aparecerão com o decorrer da sua vida, mas existem princípios que te acompanharão por toda vida e esses mesmos princípios precisam estar definidos na sua vida desde novos para que você não erre o caminho.

Esses princípios o ajudarão a tomar as decisões  certas durante a sua corrida e lhe dará clareza quando estiver montando as “1000 peças do seu quebra-cabeça.”

Estes mesmos princípios serão na sua vida como uma árvore de raízes profundas que não se abalam com as mudanças de clima e nem com um forte vendaval, por exemplo.

Os princípios funcionam como um mapa da grande aventura que é a sua vida e te colocará como líder do seu destino. 


E por ser um momento tão difícil e de tantas descobertas que muitos jovens podem e devem recorrer a serviços especializados para ajudá-los: o serviço de Orientação Vocacional que pode ser feito em grupos ou individualmente, então se você precisa, procure um psicologo, ele poderá ajudar você!

;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail para que possamos nos contactar.

Abraços,
Ada Melo - Psicóloga
ada_psique@yahoo.com.br