PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

GAME OVER: BENEFÍCIOS X PREJUÍZOS DE JOGAR

Olá Pessoal,

Estão curtindo a matéria? Até então falamos do surgimento dos jogos e o desenvolvimento deles para se tornar cada vez mais atrativos, agora vamos saber porque ele pode ser tornar tão maléfico.

Boa leitura!

Viés nocivo do jogo

Apesar dos diversos benefícios na prática dos jogos eletrônicos, apenas recentemente esse universo passou a ser estudado por outro viés: o do adoecimento psíquico. Pesquisadores revelam que a dependência de jogos eletrônicos possui chances de ser relacionada ao Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), com previsão de lançamento da sua quinta edição em 2013. Essa hipótese ocorreu devido ao resultado de pesquisas que revelaram que utilizar os jogos eletrônicos de forma excessiva provoca um aumento na atividade cerebral, em especial no córtex pré-frontal (área do cérebro responsável pelos pensamentos complexos e tomada de decisões), semelhante à fase de fissura dos dependentes químicos.


Em relação às causas que levam um indivíduo a desenvolver a dependência de jogos eletrônicos, não há estudos substanciais que respondam a essa questão. Toma-se como hipótese etiológica a vulnerabilidade mental, fatores biológicos (hereditariedade) e aprendizagens incorretas ao longo da vida, devendo esta psicopatologia ser estudada através de uma perspectiva multifatorial. 

Estatística do jogo

Estudos demonstram que esse transtorno ocorre com maior frequência em indivíduos do sexo masculino, comumente em adolescentes e adultos. Há hipóteses que defendem que, quanto mais cedo o usuário tiver acesso aos jogos eletrônicos, maiores serão as chances de desenvolver essa psicopatologia no futuro.
Dados epidemiológicos sugerem que 3% dos usuários de jogos eletrônicos, em escala mundial, podem ser dependentes. O número de jogadores com uso problemático é ainda maior (uma forma mais branda de uso inadequado, mas que não possui sintomas suficientes para configurar uma dependência): 9%. No Brasil, ainda há uma substancial carência de dados referentes à ocorrência dessa dependência na população que utiliza jogos eletrônicos.

dependência

Observa-se, frequentemente, a ocorrência de diversas psicopatologias concomitantemente à dependência de jogos eletrônicos. A literatura científi ca menciona o uso de substâncias, os transtornos de ansiedade. Pesquisadores sugerem que esse quadro concomitante com a depressão ocorra devido à tentativa do usuário de aliviar os sintomas depressivos através da prática de jogos eletrônicos, como uma forma de escapismo. Entretanto, em diversos casos, o que ocorre é uma intensi ficação da dependência, o que vem chamando atenção dos profissionais de saúde no manejo de pacientes deprimidos que utilizam jogos eletrônicos de forma inadequada. Estudiosos ainda sugerem que possam existir outras comorbidades relacionadas à dependência de jogos eletrônicos, ainda que com frequência menor, como os transtornos de personalidade.








PARA SABER MAIS
Sintomas do dependente de jogos eletrônicos
A dependência pode ocorrer quando o usuário encontra-se incapaz de controlar a frequência e o tempo de uso de uma atividade que anteriormente era considerada inofensiva, demonstrando sinais de excesso nessa prática. Apesar de ainda não haver uma sistematização definida da sintomatologia referente a uma possível dependência de jogos eletrônicos, os sintomas mais aceitos atualmente são os propostos por Lemmens, Valkenburg e Peter (2009): saliência (utilização de jogos eletrônicos como atividade mais importante na vida do usuário, dominando seus pensamentos, sentimentos e comportamento); tolerância (tendência a aumentar o tempo de uso para obter satisfação); modificação do humor (irritabilidade, tristeza); retrocesso (emoções negativas ou efeitos físicos que ocorrem quando o jogador reduz ou descontinua o uso); recaída (tendência a tentar repetidamente reverter o padrão de tempo de uso, rapidamente restaurado após período de abstinência ou controle); conflito (problemas interpessoais, que podem envolver mentiras ou decepções); problemas na área social (piora no rendimento no trabalho, ambiente de estudo e socialização).    
                                                                                             





CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail para que possamos nos contactar.

Abraços,
Ada Melo - Psicóloga
ada_psique@yahoo.com.br