PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Volta às aulas

A transição do período de descanso para a volta à rotina e à escola pode ser suavizada com algumas atitudes dos pais




O fim das férias marca a necessidade de voltar à rotina e retomar uma agenda nem sempre esperada pelas crianças. Muito do que foi realizado durante as férias, como assistir aquele programa de televisão favorito sem hora para acabar e não ter lição de casa para fazer, deve ser deixado de lado em prol da reorganização da rotina. 

Para suavizar o baque, os pais podem reajustarem progressivamente, dois ou três dias antes do retorno às aulas, o ritmo do organismo dos filhos. Ou seja, restabeleça aos poucos os horários para acordar, se alimentar, brincar e dormir. Esse tipo de atitude é imprescindível para uma volta à rotina com maior facilidade. Começar a arrumar o material escolar, rever os uniformes e ir deixando claro que não vai mais dar para assistir desenho até tarde da noite é importante. Assim, as crianças já podem ir se envolvendo com o novo ritmo e com a escola novamente. 

Os pais que estiveram durante todo o mês perto dos filhos, conciliando as férias do trabalho à da escola das crianças, devem controlar a própria ansiedade da separação, se os pais estiverem bem, as crianças também ficarão.  Se opais souberem lidar com isso, os filhos vão acompanhar o movimento, o tempo de qualidade junto às crianças não termina com o fim das férias. Se seu filho ainda resiste ao retorno à rotina, deixe claro que nos finais de semana existirão momentos juntos outra vez. 



Se a criança se mostrar mais triste que o normal com o término das férias, vale fazer uma checagem da rotina. Pode haver alguma coisa errada, seja na escola, em uma agenda lotada demais ou com a babá. Ela pode estar sendo vítima de bullying, por exemplo, e não contou a ninguém: por isso a negação. É importante manter contato constante com a escola, uma aliada essencial para entender as possíveis mudanças de comportamento de seu filho. 

Se não houve nenhum preparo para a retomada da rotina, é comum que as crianças fiquem mais lentas e irritadiças, pois isto mexe com o funcionamento biológico, pois a criança foi dormir tarde e jogou mais videogame que o de costume durante as férias. Então é importante que os pais estabeleçam os limites novamente e sejam firmes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail para que possamos nos contactar.

Abraços,
Ada Melo - Psicóloga
ada_psique@yahoo.com.br