PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Então é NATAL .... mas CUIDADO!

Ah! o Natal!!! Acho uma das épocas mais lindas do ano! A cidade e as casas se enfeitam com luzes coloridas, enfeites natalinos, as famílias se reúnem... um clima diferente vai tomando conta das pessoas, afinal é FESTA!


Contagem 2013


Mas também é uma época e que devemos tomar alguns cuidados importantes, então, lá vai alguns alertas!!!

Apesar de serem lindas e fazerem o clima de Natal se tornar ainda mais característico as árvores de natal e os pisca-piscas precisam de alguns cuidados: após algum tempo guardado o pisca-pisca pode sofrer danos devido ao próprio manuseio, por isso, é importante verificar as condições dos fios e fazer as instalações sempre com o pisca desligado da tomada. Por serem fontes de calor, as luzes precisam de acompanhamento contínuo e devem ser desligadas quando não houver alguém em casa ou quando estiverem dormindo. Evite o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis.




 
Dentro de casa, o alerta é para que as crianças tenham acesso vigiado à árvore-de-natal, pois elas podem sofrer choque elétrico ou provocar acidentes ao mexer nos enfeites. É importante adquirir árvores que tenham a etiqueta “resistente ao fogo”, essa medida pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, seja provocado um incêndio. Mantenha a árvore distante de objetos que possam pegar fogo, como tapetes e cortinas. Evite o uso de luzes elétricas e piscas de árvores que contenham metal, pois estes materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos.
 
Ao comprar o pisca-pisca e a árvore de Natal busque produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), evite também a utilização de multiplicadores de tomadas ("T") na instalação dos enfeites luminosos. Use enfeites e lâmpadas resistentes à água na decoração externa. A decoração de Natal externa nunca deve ficar próxima ou conectada diretamente à rede elétrica da distribuidora de energia. Prenda bem os enfeites externos.
 
Cuidado também com enfeites pequenos e de vidro pendurados nas arvores, por serem coloridos e brilhantes esses enfeites chamam muito a atenção das crianças que podem provocar acidentes, então, melhor prevenir, não é?!
 
 



 
 
É a época que os presentes são a grande atração da festa, e muitos pais optam por comprá-los em shoppings que costumas ficar lotados, então caso precise levar sua criança com você as compras, cuidado redobrado!!!
 
 
 
 
Não o perca de vista e nem solte suas mãos, hoje há algumas opção no mercado como uma mochilinha com uma cordinha que se pode prender a você, apesar de muitos pais acharem isso estranho é uma forma segura de que quando precisar soltar a mão do seu filho, para experimentar ou ver algo, ele não se distancie de você.
 
 
 
 
Além dos cuidados de ir ao shopping, se atente também para o brinquedo que vai comprar!!!
 
Para o pediatra Marcelo Otsuka, do Hospital Pediátrico Darcy Vargas, muitos brinquedos, apesar de educativos e atraentes, podem intoxicar, ferir e até mesmo sufocar a criança. As massinhas de modelar, por exemplo, são excelentes para a criatividade, mas algumas não possuem selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e são feitas com produtos tóxicos. Há modelos com tinta que contém chumbo, o que é extremamente venenoso e pode intoxicar.

Existem brinquedos com peças pequenas que podem ser engolidas e sufocar, ou com áreas pontiagudas, que podem  machucar ou ser engolidas e causar perfuração no intestino da criança.

Além de riscos graves à integridade física, alguns brinquedos podem acarretar problemas psicológicos. Alguns modelos emitem som e podem estressar a criança. Sabemos que elas levam um tempo para enjoar da brincadeira. Até chegar esse momento, o brinquedo vai ficar ligado por longas horas, o que pode perturbá-la.

Para evitar problemas, fique atento a alguns pontos: os brinquedos devem conter selo de segurança fornecido pelo Inmetro; os fabricantes devem informar na embalagem para qual idade o brinquedo é indicado, além de colocar informações sobre a empresa, como nome, CNPJ e endereço.

Para auxiliar os pais na hora das compras, segue uma lista resumindo dez detalhes que devem ser verificados  antes da compra:




* Evite comprar brinquedos com ruídos excessivos, pois eles podem causar danos à audição;
* Brinquedos com formas e cheiros que imitem alimentos podem induzir as crianças a engoli-los;
* Fique atento aos brinquedos que possuam partes cortantes ou pontiagudas, pois elas podem ocasionar ferimentos;
* Em hipótese nenhuma adquira brinquedos que contenham substâncias tóxicas ou de fácil combustão;
* Verifique o prazo de validade e as condições de garantia do brinquedo;
* Tome cuidado com cordas, balões com fios ou peças muito pequenas, pois esses brinquedos podem causar sufocamento;
* Evite brinquedos que possam ocasionar choque elétrico;
* Observe se os fabricantes do produto informam no rótulo para qual faixa etária o brinquedo é indicado;
* Verifique se a embalagem do brinquedo possui informações sobre o fabricante (nome, CNPJ, endereço);
* Veja se os brinquedos contêm selo de segurança fornecido pelo INMETRO.

Esses são alguns alertas importantes que devemos estar atentos para termos um Natal feliz e cheio de alegrias e nada de surpresas desagradáveis ou passar por algum sufoco.

No entanto o verdadeiro NATAL não precisa de árvores nem presentes, o legal mesmo é ter a FAMÍLIA por perto e agradecer a DEUS por estarem com pessoas que amamos, não só trocar presentes, mas principalmente trocar ABRAÇOS, palavras de CARINHO, RIR, BRINCAR, aproveitar essa reunião para festejar a VIDA... isso sim é o verdadeiro sentido do NATAL... não só uma data comercial, mas uma data ESPECIAL... Eu não vejo a hora de ver a minha família!!!!!




                          Assim... que todos nós tenhamos um FELIZ NATAL, cheio de paz e amor!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail para que possamos nos contactar.

Abraços,
Ada Melo - Psicóloga
ada_psique@yahoo.com.br