PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

terça-feira, 30 de abril de 2013


E quando falta a concentração? E ai???


Tudo começa quando a escola aponta o problema... “Ele está desinteressado, as notas estão baixas, ele não presta atenção, parece que está voando...” e logo surge o diagnóstico: TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade), porém nem tudo é tão simples assim!

A falta de concentração é uma inércia da atenção ou uma lentidão para mobilizar a atenção. A concentração é importante para a realização de qualquer tarefa, quer seja física, quer seja mental. Associada à concentração está à atenção, uma vez que é necessário estarmos atentos para atingirmos um certo nível de concentração.

A falta de concentração está quase sempre associada à Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, sendo esta uma patologia em que a criança apresenta impulsividade e falta de atenção para tarefas comuns como ver televisão, realizar os trabalhos da escola ou jogar um jogo de tabuleiro.
Não podemos resumir um problema a um diagnóstico sem realmente investigar as causas deste, é preciso ir a fundo, pois a falta de concentração pode ser decorrente de vários aspectos da vida da criança, seja uma falta de estimulação da escola, uma mudança de sua rotina, algum problema que ela esteja passando ou até mesmo a alimentação.

A capacidade para se concentrar numa tarefa varia de criança para criança, dependendo do seu estado mental, emocional e físico. Também as condições externas, como o espaço, a temperatura e o ruído podem influenciar na amplitude da concentração. É necessário que o ambiente envolvente seja tranquilo e ausente de barulhos ou outros fatores que possam perturbar e desviar a atenção da criança.

A falta de concentração pode ter causas emocionais, como por exemplo, o divórcio dos pais, o nascimento de um irmão ou a perda de alguém querido. Estas situações com uma elevada carga emocional desgastam a criança impedindo que ela tenha força e capacidade para se concentrar em algo.

Outro fator que pode levar a falta de atenção é o consumo excessivo de açúcares refinados de rápida assimilação. Este tipo de “alimentos”, como pequeno-almoço composto de croissant com leite e chocolate, que fazem as delícias de muitas crianças, mas também a toxicidade das suas células. Provoca ciclos de hiperglicemia (com hiperatividade, agressividade, irritabilidade,…) e hipoglicemia reativa (ansiedade, falta de atenção,…)

Uma alimentação pobre em micronutrientes essenciais como vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais, a falta de ferro agrava os transtornos da atenção e do comportamento, intolerâncias alimentares, alguns alimentos podem produzir irritação intestinal e intolerâncias (lácteos, farinhas refinadas, aditivos alimentares), o que provoca além de alergias, mal-estar físico e irritabilidade.

Outro fator muito comum que pode causar falta de atenção nas crianças é a falta de exercício físico.  As crianças precisam se mexerem, jogarem bola, de correr para estarem saudáveis.

Existem determinadas tarefas que os pais podem implementar para melhorar a concentração da criança:

- Fazer com que a criança dedique mais tempo fazendo tarefas de que gostem;

- Não permita que o seu filho deixe uma tarefa a meio. Mostre-lhe que é importante realiza-la até ao fim;

- Os trabalhos de casa deverão ser feitos pouco tempo depois da criança chegar da escola. Não autorize o seu filho a ir brincar ou ver televisão antes de fazer os para-casas, uma vez que quando os for fazer estará cansado e, consequentemente, muito menos concentrado;

- Realize jogos que estimulem o seu raciocínio e a sua capacidade de concentração, como por exemplo, jogos da memória;

- Quando o professor critica o seu filho, não o repreenda à frente dos seus colegas. Espere para chegar em casa e fale tranquilamente com ele;

- Faça diversos passeios ao ar livre, como passear num jardim ou num parque infantil.

No entanto, para que se faça um bom diagnostico é preciso levar o problema a serio e tratá-lo com profissionais da área e não simplesmente supor causas para os problemas.

A falta de concentração pode ser consequência de vários problemas como apresentamos e para que se saiba e trate o problema de forma correta é preciso que a criança passe por um tratamento com um psicólogo que poderá identificar a causa e ajudar a solucionar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e e-mail para que possamos nos contactar.

Abraços,
Ada Melo - Psicóloga
ada_psique@yahoo.com.br