PsiqueOnLine

Contatos
31 8885-2932 (oi e whatsApp)
ada_psique@yahoo.com.br
Consultório de Psicologia - Eldorado/ Contagem - M.G.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Amor Pra Recomeçar

Olá Pessoal!

Estamos a poucos dias do Natal! Ahhhh... tão bom encerrar o ano com tantas coisas boas que aconteceram!

Este é o nosso último post do ano e gostaria de agradecer a todos que me acompanharam por aqui :)

Foi ótimo poder compartilhar com vocês histórias, pensamentos, tirar algumas dúvidas, receber recados tão carinhosos, elogios sinceros e muiiiiiiitos compartilhamentos!!! Estamos encerrando o ano com quase 10 mil visualizações do blog e isso é muito legal!!! Só tenho a agradecer vocês pelo incentivo! Sempre que posto algo e algum de vocês manda um comentário é muito legal!!!

Então... espero vê-los em 2014!!!! Uhuuuuuuuuuuu

Teremos muitas novidades para o próximo ano, inclusive, uma delas é que serei parceira da REDE PSICOTERAPIAS com uma coluna sobre crianças e adolescentes quinzenalmente as terças-feiras, mais um canal para podermos nos comunicar! Logo, logo postarei todas as informações para vocês!!!

Bom... e para encerrar nosso ano aqui, me lembrei de uma música do Frejat que diz dos meus desejos para todos vocês... AMOR PRA RECOMEÇAR... Afinal, todo ano que se renova é uma chance de fazermos algo NOVO, algo DIFERENTE, uma chance a mais pra MUDAR aquilo que queremos... Mas que em todas as mudanças exista AMOR!




Boas Festassssss
 
FELIZ ANO NOVO!!!!!







Eu te desejo
Não parar tão cedo
Pois toda idade tem
Prazer e medo
E com os que erram
Feio e bastante
Que você consiga
Ser tolerante
Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero
Desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor
Pra recomeçar
Pra recomeçar
Eu te desejo muitos amigos
Mas que em um
Você possa confiar
E que tenha até
Inimigos
Pra você não deixar
De duvidar
Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero
Desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor
Pra recomeçar
Pra recomeçar
Eu desejo
Que você ganhe dinheiro
Pois é preciso
Viver também
E que você diga a ele
Pelo menos uma vez
Quem é mesmo
O dono de quem
Desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor
Pra recomeçar
Eu desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Pra recomeçar
Pra recomeçar
Pra recomeçar



quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Então é NATAL .... mas CUIDADO!

Ah! o Natal!!! Acho uma das épocas mais lindas do ano! A cidade e as casas se enfeitam com luzes coloridas, enfeites natalinos, as famílias se reúnem... um clima diferente vai tomando conta das pessoas, afinal é FESTA!


Contagem 2013


Mas também é uma época e que devemos tomar alguns cuidados importantes, então, lá vai alguns alertas!!!

Apesar de serem lindas e fazerem o clima de Natal se tornar ainda mais característico as árvores de natal e os pisca-piscas precisam de alguns cuidados: após algum tempo guardado o pisca-pisca pode sofrer danos devido ao próprio manuseio, por isso, é importante verificar as condições dos fios e fazer as instalações sempre com o pisca desligado da tomada. Por serem fontes de calor, as luzes precisam de acompanhamento contínuo e devem ser desligadas quando não houver alguém em casa ou quando estiverem dormindo. Evite o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis.




 
Dentro de casa, o alerta é para que as crianças tenham acesso vigiado à árvore-de-natal, pois elas podem sofrer choque elétrico ou provocar acidentes ao mexer nos enfeites. É importante adquirir árvores que tenham a etiqueta “resistente ao fogo”, essa medida pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, seja provocado um incêndio. Mantenha a árvore distante de objetos que possam pegar fogo, como tapetes e cortinas. Evite o uso de luzes elétricas e piscas de árvores que contenham metal, pois estes materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos.
 
Ao comprar o pisca-pisca e a árvore de Natal busque produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), evite também a utilização de multiplicadores de tomadas ("T") na instalação dos enfeites luminosos. Use enfeites e lâmpadas resistentes à água na decoração externa. A decoração de Natal externa nunca deve ficar próxima ou conectada diretamente à rede elétrica da distribuidora de energia. Prenda bem os enfeites externos.
 
Cuidado também com enfeites pequenos e de vidro pendurados nas arvores, por serem coloridos e brilhantes esses enfeites chamam muito a atenção das crianças que podem provocar acidentes, então, melhor prevenir, não é?!
 
 



 
 
É a época que os presentes são a grande atração da festa, e muitos pais optam por comprá-los em shoppings que costumas ficar lotados, então caso precise levar sua criança com você as compras, cuidado redobrado!!!
 
 
 
 
Não o perca de vista e nem solte suas mãos, hoje há algumas opção no mercado como uma mochilinha com uma cordinha que se pode prender a você, apesar de muitos pais acharem isso estranho é uma forma segura de que quando precisar soltar a mão do seu filho, para experimentar ou ver algo, ele não se distancie de você.
 
 
 
 
Além dos cuidados de ir ao shopping, se atente também para o brinquedo que vai comprar!!!
 
Para o pediatra Marcelo Otsuka, do Hospital Pediátrico Darcy Vargas, muitos brinquedos, apesar de educativos e atraentes, podem intoxicar, ferir e até mesmo sufocar a criança. As massinhas de modelar, por exemplo, são excelentes para a criatividade, mas algumas não possuem selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e são feitas com produtos tóxicos. Há modelos com tinta que contém chumbo, o que é extremamente venenoso e pode intoxicar.

Existem brinquedos com peças pequenas que podem ser engolidas e sufocar, ou com áreas pontiagudas, que podem  machucar ou ser engolidas e causar perfuração no intestino da criança.

Além de riscos graves à integridade física, alguns brinquedos podem acarretar problemas psicológicos. Alguns modelos emitem som e podem estressar a criança. Sabemos que elas levam um tempo para enjoar da brincadeira. Até chegar esse momento, o brinquedo vai ficar ligado por longas horas, o que pode perturbá-la.

Para evitar problemas, fique atento a alguns pontos: os brinquedos devem conter selo de segurança fornecido pelo Inmetro; os fabricantes devem informar na embalagem para qual idade o brinquedo é indicado, além de colocar informações sobre a empresa, como nome, CNPJ e endereço.

Para auxiliar os pais na hora das compras, segue uma lista resumindo dez detalhes que devem ser verificados  antes da compra:




* Evite comprar brinquedos com ruídos excessivos, pois eles podem causar danos à audição;
* Brinquedos com formas e cheiros que imitem alimentos podem induzir as crianças a engoli-los;
* Fique atento aos brinquedos que possuam partes cortantes ou pontiagudas, pois elas podem ocasionar ferimentos;
* Em hipótese nenhuma adquira brinquedos que contenham substâncias tóxicas ou de fácil combustão;
* Verifique o prazo de validade e as condições de garantia do brinquedo;
* Tome cuidado com cordas, balões com fios ou peças muito pequenas, pois esses brinquedos podem causar sufocamento;
* Evite brinquedos que possam ocasionar choque elétrico;
* Observe se os fabricantes do produto informam no rótulo para qual faixa etária o brinquedo é indicado;
* Verifique se a embalagem do brinquedo possui informações sobre o fabricante (nome, CNPJ, endereço);
* Veja se os brinquedos contêm selo de segurança fornecido pelo INMETRO.

Esses são alguns alertas importantes que devemos estar atentos para termos um Natal feliz e cheio de alegrias e nada de surpresas desagradáveis ou passar por algum sufoco.

No entanto o verdadeiro NATAL não precisa de árvores nem presentes, o legal mesmo é ter a FAMÍLIA por perto e agradecer a DEUS por estarem com pessoas que amamos, não só trocar presentes, mas principalmente trocar ABRAÇOS, palavras de CARINHO, RIR, BRINCAR, aproveitar essa reunião para festejar a VIDA... isso sim é o verdadeiro sentido do NATAL... não só uma data comercial, mas uma data ESPECIAL... Eu não vejo a hora de ver a minha família!!!!!




                          Assim... que todos nós tenhamos um FELIZ NATAL, cheio de paz e amor!!!






terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ser Mãe

Ah! Clarice Lispector ou Helen Palmer, tanto faz! O que importa é que os textos dela são sempre sensacionais!!!

Me apaixonei pelo texto Ser Mãe que foi apresentado no Fantástico e para quem não viu, divido com vocês com muito prazer, afinal é um lindo texto!


Apreciem...

Ser mãe é coisa que mudou bastante através dos tempos. Na França, por exemplo, houve um tempo em que as fidalgas consideravam a maternidade uma das mais desagradáveis incumbências. Sem o menor respeito ou amor pelas crianças, era moda abandonarem seus filhos em lugares distantes, de preferência no campo, na companhia de empregados e amas. Parece estranho falarmos de assunto tão sério como esse? Mas é que antes de ser mulher vaidosa, profissional ou dona de casa você é mãe, não é? Ou quem sabe vai ser um dia.



 
 

Ser mãe é muito mais do que dar à luz uma criança. Uma verdadeira mulher, uma verdadeira mãe, sabe que seus deveres vão muito além de enfeitar, agasalhar e alimentar seu filho. Você tem a difícil tarefa de civilizá-lo.

Não seja responsável pelas futuras falhas de seu filho, deixando-o crescer longe de seus olhos e de seus carinhos.

Esclarecida é a mulher que é de fato mãe e educadora e não uma boneca mimada a criar outros bonequinhos mimados.

Cada filho é um universo, e cabe aos pais descobrir, conquistar e fazer frutificar esse novo ser.
Sim, sim. Toda mãe e todo pai devem conhecer muito bem a criança que trouxeram ao mundo - e isso só se consegue chegando-se a ela, ouvindo suas primeiras queixas, seus primeiros desejos.
Um filho bem compreendido no lar tem as melhores armas para vencer na vida, quando tiver que enfrentá-la.

Não desanime jamais. As mães podem ser excelentes amigas se tiverem com os filhos a tolerância e a paciência que têm para o trabalho doméstico.





Lembre-se: toda criança precisa brincar.

Em vez de “se encher de paciência”, você vai se encher de amor quando se lembrar de que, para o seu filho, você é símbolo de conforto e proteção.

Mas é claro que pais e filhos se cansam mutuamente. Vigiar e ser vigiado fatiga um pouco os nervos.
O importante é não esquecer que você está moldando um ser humano, dando-lhe bons ou maus exemplos. Como pode uma mãe tentar corrigir um filho que grita se ela também grita por qualquer motivo?

Desde pequenos, os filhos devem ir aprendendo a se portar bem em sociedade. Sim, minha amiga... Quando se tornarem adultos será tarde demais.

Sua criança é um ser em formação - está sempre mudando.

Sim, filhos crescem rápido. Mas não creia que quando chegarem à puberdade a sua tarefa terminou. Nesse período de turbulência e hipersensibilidade, de vaidade e egoísmo, é que eles mais precisam de compreensão.

Os jovens não sabem muito bem o que são, nem o que querem ser. E ainda por cima desconfiam da vontade de mandar dos adultos. O melhor jeito não é insistir, e sim dar a eles uma discreta mistura de apoio e liberdade.

 
Com inteligência e o instinto materno que todas nós temos, você lhe mostrará o que está certo ou errado, mas de maneira sutil.

Ela vai errar, provavelmente vai - afinal, nós também erramos. Mas errar é o começo de acertar também.

Você já deve ter notado que os pais que cedem a todos os caprichos infantis passam a ser considerados pela criança um joguete.

Cabe a vocês preparar jovens capazes, conscientes e úteis.

Antes de tudo, seja amiga de seu filho. Não amiga para dar guloseimas, coisas bonitas, beijos apressados e mesadas generosas.

Generosidade, aliás, é outra coisa. Você já pensou que um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece rosas?

Eu nunca prestei um favor sem sentir que nas minhas mãos ficou a lembrança do gesto de dar. Nunca dei amor de verdade sem sentir que também recebi amor. É essa a melhor forma de se sentir recompensada por todos os trabalhos. A melhor maneira de ser mulher, a melhor maneira de ser feliz.

Minha amiga, você com certeza já sabe e sente: a ternura é uma fonte inesgotável de bem! Sem ela, o mundo sofre com impertinência, excesso de autoridade, com maneiras rudes de pais e filhos... Às vezes parece mesmo que estamos sob o império da grosseria! Mas a ternura... Ah, ela é justamente o contrário disso! Ela é o extraordinário que podemos encontrar nas coisas mais comuns, é a hóspede agradável de um lar, é ela que alimenta um amor que nunca cansa nem acaba. Guarde esse pensamento, seja você mãe ou não: o que não se consegue com ternura não se consegue por nenhum outro caminho. A ternura é a grande conquistadora, aquela que tudo consegue e tudo vence!